domingo, 25 de fevereiro de 2018

1a. Reunião Ordinária realizada em 21 de Fevereiro de 2018


1a. Reunião Ordinária realizada em 21 de Fevereiro de 2018 - 19:00h às 21:00h

Aconteceu na sala 5 do Centro de Diocesano de Pastoral da Catedral São Dimas a reunião ordinária do mês de Fevereiro, dia 21/02/2018. Estiveram presentes: Adilson, Edson,José Mauro, Karina, Leila, Luciano, Rita, Samuel, Tainara, Tânia 
Ausências justificadas: Lúcia, Marba, Paulo Penellupi

Foram discutidas os seguintes Assuntos/ Temas:

1.   Apresentação calendário de ações 2018;
2.   Novas datas mensais para reuniões ordinárias;
3.   Apresentação da proposta/definição de membros da Coordenação Comissão Socioambiental e regras de transição após conversado com Pe. Edinei;
4.   Readequação dos gastos (anual) previstos para as atividades;
5.   Apresentação da primeira versão da Formação do Clero;
6.   Outros;

1.     Foi apresentado o calendário de ações previstas para 2018. A ênfase foi para os eventos em março, abril, maio, sendo:
a.     Para o evento em 24 e 25 de março em Aparecida, aguardando confirmação. Ação: Luciano contato com Igor Bastos do Movimento Católico Global pelo Clima. 
b. Continuidade das Formações da CSA, a próxima data 07 de abril, abrangência Região Pastoral 6 e 7, a princípio será seguido o mesmo padrão das Formações anteriores, no entanto será abordado na próxima reunião para reavaliar necessidade de alguma alteração. Ação: Leila em contato com Paróquia Nossa Senhora do Paraíso - Jacareí (reservar local).
c.      Para o Dia Mundial da Terra, 22 de abril, deverá ser promovido evento em consonância com Movimento Católico Global pelo Clima; e sugerido que o local seja Parque Vicentina Aranha. Ação: Tânia apresentar proposta do evento e contatar Administração do Parque Vicentina Aranha para reservar data.
d.     A Formação do Clero ocontecerá de 15 a 18 de maio, dentro deste período está reservado para a CSA um período da manhã e a abordagem será Tecnologias Sustentáveis para Construção Civil. Ação: Edson contatar Pe. Alexssandro para confirmar data.

2.     As novas datas para realizações das reuniões ordinárias, após combinado com os presentes nesta reunião altera-se da seguinte forma:

·      Anterior: 2ªs e 4ªs semanas do mês em dias de quarta-feira
·      Alterado para:   2ªs semanas do mês, dia de quinta-feira;
                                 4ªs semanas do mês, dia de quarta-feira

3.     Apresentação da proposta da definição de membros da CSA e regras de transição para coordenação. Conforme foi elaborado algumas Diretrizes na Reunião de Planejamento (28/jan) foi levado para o Pe. Edniei, Para a transição de vice-coordenador para coordenador está de acordo que o vice seja o canditado potencial, no entanto o Pe. Edinei sugeriu que para a ocasião da transição os membros indiquem mais dois nomes. Seguindo essas novas regras se tornam membros Luciano, Edson, Marba, Paulo, Samuel, Karina, Adilson, Lúcia, Tânia, Marcelo, José Mauro, Rita.
A gestão em andamento são: coordenador Luciano e vice Edson; secretaria Rita e José Mauro; tesouraria Adilson e Karina; assessoria de comunicação Samuel e Tânia. Colaboradores efetivo Clodoaldo, Duva, Fernanda e Maiara. Colaboradores eventual Tainara, Matheus, Luigi.
Ação: Rita transcrever as diretrizes (já definidas) para modelo padrão

4.     Readequação dos gastos previstos. Houve corte para os valores que se referem à impressão cartilha, Formação Comunidades Rurais, Formação Clero, Participação Vocation Day, Participação Hallel.  Ação: Adilson atualizará planilha readequando os valores

5.     Apresentação da primeira versão para” Formação do Clero”. Será uma abordagem sucinta da “Laudato Si” na prática, tripé da sustentabilidade. Haverá um convidado, engenheiro Vitor Tosetto – LarVerdeLar, para abordar especificamente o tema “Tecnologias Sustentáveis para Construção Civil”. Ação: Edson

6.     Outros
·        Ficha de Cadastro e Compromisso. Ação: Rita elaborar uma ficha padrão; 
       Participação da CSA no Fórum Alternativo Mundial da Água que acontecerá em Brasília de 17-22/03/2018. Convite do MCGC
          Retiro Espiritual da CSA. Ação: José Mauro (passagens de avião para o pregador
          Trabalho com comunidades rurais (tema Laicato), definido 6 cidades (uma paróquia por cidade). Faltando algumas Paróquias indicarem datas de eventos/festa de padroeiro nas Capelas e elaboração de uma agenda. Ação: Rita (até 02 de março).
·        Foi proposto direcionar uma reunião de oração e formação para o tema “alimentação”. Ação: Tânia preparar material e definir data






Nenhum comentário:

Postar um comentário