Estiveram presentes: Luciano, Adilson e Lucia Helena (Paróquia Coração de Jesus), José Flávio Silva (Paróquia Catedral São Dimas),Tânia, Paulo Peneluppi, Luigi e Clodoaldo.
Justificaram ausência: Samuel, Duva, Edson, Marba, Karina e Fernanda.
Primeiramente foi apresentada a Comissão e sua missão aos novos participantes: Adilson, Lúcia e José Flávio.
Após discutiu-se os itens da pauta:
- Avaliação e pendências do curso "Educadores Ambientais Comunitários".
Foi colocado que alguns temas foram bem abordados e outros não. Uma sugestão seria termos duas aulas por dia (com intervalo), e que pudessem abordar o tema de forma teórica, mas também de forma dinâmica e focada no agente multiplicador.
Também importante oferecer cursos diferentes para públicos distintos, pois tivemos um público muito heterogêneo, o que dificultou a abordagem dos temas por parte dos professores.
Como fruto do curso, ficou a ideia de encaminharmos um projeto de lei sobre hortas comunitárias. Luigi ficou de fazer a ponte com os vereadores católicos para saber como viabilizar a lei.
- Avaliação da participação no evento da Paróquia São Francisco de Assis.
A avaliação foi boa, porém foi recomendado em sempre adequar a mensagem ao público presente. Haviam poucas pessoas e muitas senhoras. O tempo para exposição dos trabalhos da Comissão foi muito curto.
- Avaliação da coleta de resíduos na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe.
A coleta foi muito boa. O pároco, Pe. Rodolfo, ajudou bastante na divulgação.
- Cartilha Ambiental.
Luciano comentou que estamos esperando um retorno da Escola de Design, responsável pela editoração da cartilha, para que apresentemos ao bispo D. César e a confeccionemos até o inicio da Campanha da Fraternidade, em 20/02.
- Planejamento para a participação CF 2017.
Link para o calendário das ações da CF na Diocese.
Luigi ressaltou a importância do dia da apresentação do Texto Base da CF 2017, na Faculdade Católica, dia 20/02. E da participação da Comissão na apresentação da CF nas Câmaras dos municípios da Diocese, conforme calendário acima, em especial em SJC, no dia 13/03.
Clodoaldo sugeriu que pensemos a elaboração de uma camiseta para identificarmos enquanto Comissão nos diversos eventos que teremos este ano.
- Planejamento Confraternização - 04/02
A Confraternização acontecerá no horário do almoço, à partir das 11h, na edifício do Luciano.
Para que possamos planejar a quantidade de carne para o churrasco, foi combinado que até o dia 31/01, os membros da Comissão digam quantas pessoas pretendem levar.
O valor da carne será rateada por todos. Os acompanhamentos, dividiremos entre os participantes de forma voluntária (um leva farofa, outro vinagrete....) e a bebida cada um leva o que consumir. Será enviado e-mail a todos com estas informações.
Abaixo datas de nossas reuniões durante 2017. Sempre na sala 3 do Centro de Pastoral Diocesano.
Primeira reunião do mês: reunião de trabalho / Segunda reunião do mês: Estudo e Oração
08 e 22/02
08 e 22/03
12 e 26/04
10 e 24/05
14 e 28/06
12 e 26/07
09 e 23/08
13 e 27/09
11 e 25/10
08 e 22/11
13/12
Sem mais, a reunião terminou com a oração conclusiva.
Próximo evento: Confraternização dia 04/02
Próxima reunião: Dia 08/02
- Avaliação da participação no evento da Paróquia São Francisco de Assis.
A avaliação foi boa, porém foi recomendado em sempre adequar a mensagem ao público presente. Haviam poucas pessoas e muitas senhoras. O tempo para exposição dos trabalhos da Comissão foi muito curto.
- Avaliação da coleta de resíduos na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe.
A coleta foi muito boa. O pároco, Pe. Rodolfo, ajudou bastante na divulgação.
A abertura das paróquias vêem aumentando e já há mais duas paróquias agendadas para coleta.
- Participação Congresso ABES 2017.
- Participação Congresso ABES 2017.
Luciano expôs que foi submetido ao Congresso da ABES 2017 um resumo de artigo sobre a experiência de coleta de resíduos no Hallel. Estamos esperando aprovação do resumo para submetermos o artigo completo.
- Cartilha Ambiental.
Luciano comentou que estamos esperando um retorno da Escola de Design, responsável pela editoração da cartilha, para que apresentemos ao bispo D. César e a confeccionemos até o inicio da Campanha da Fraternidade, em 20/02.
- Planejamento para a participação CF 2017.
Link para o calendário das ações da CF na Diocese.
Luigi ressaltou a importância do dia da apresentação do Texto Base da CF 2017, na Faculdade Católica, dia 20/02. E da participação da Comissão na apresentação da CF nas Câmaras dos municípios da Diocese, conforme calendário acima, em especial em SJC, no dia 13/03.
Clodoaldo sugeriu que pensemos a elaboração de uma camiseta para identificarmos enquanto Comissão nos diversos eventos que teremos este ano.
- Planejamento Confraternização - 04/02
A Confraternização acontecerá no horário do almoço, à partir das 11h, na edifício do Luciano.
Para que possamos planejar a quantidade de carne para o churrasco, foi combinado que até o dia 31/01, os membros da Comissão digam quantas pessoas pretendem levar.
O valor da carne será rateada por todos. Os acompanhamentos, dividiremos entre os participantes de forma voluntária (um leva farofa, outro vinagrete....) e a bebida cada um leva o que consumir. Será enviado e-mail a todos com estas informações.
Abaixo datas de nossas reuniões durante 2017. Sempre na sala 3 do Centro de Pastoral Diocesano.
Primeira reunião do mês: reunião de trabalho / Segunda reunião do mês: Estudo e Oração
08 e 22/02
08 e 22/03
12 e 26/04
10 e 24/05
14 e 28/06
12 e 26/07
09 e 23/08
13 e 27/09
11 e 25/10
08 e 22/11
13/12
Sem mais, a reunião terminou com a oração conclusiva.
Próximo evento: Confraternização dia 04/02
Próxima reunião: Dia 08/02
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